- Autor: Simone Pedrolli
- Imprimir
Conferência Estadual de Educação discutirá os rumos da educação de MS para a próxima década
Nos dias 24 e 25 de junho, Campo Grande será palco de um dos mais importantes espaços de debate e construção das polÃticas educacionais de Mato Grosso do Sul: a Conferência Estadual de Educação. O evento reunirá trabalhadores da educação, gestores, estudantes, pesquisadores, representantes de entidades e da sociedade civil para discutir propostas que irão compor o novo Plano Estadual de Educação (PEE-MS) 2026-2036.
A conferência representa uma etapa decisiva na elaboração do documento que norteará as ações, metas e estratégias da educação sul-mato-grossense pelos próximos dez anos. O objetivo é consolidar, de forma democrática e participativa, as propostas construÃdas ao longo das discussões realizadas nos municÃpios e nas diferentes instâncias de participação social.
A programação será realizada em dois locais da Capital.
- Dia 24 de junho: os debates acontecerão no Auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
- Dia 25 de junho, as atividades serão desenvolvidas no Centro Universitário Insted.
O processo é coordenado pelo Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (FEEMS), em parceria com o Conselho Estadual de Educação, a Secretaria de Estado de Educação e o Governo do Estado. A iniciativa busca garantir que o novo plano reflita as necessidades reais da comunidade escolar e fortaleça a educação pública em todas as suas etapas e modalidades.
O novo Plano Estadual de Educação também estará alinhado às diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) 2026-2036, recentemente aprovado, que estabelece metas voltadas à ampliação do acesso à educação, melhoria da qualidade do ensino, valorização dos profissionais da educação, fortalecimento da gestão democrática e ampliação dos investimentos públicos no setor.
Entre os temas centrais estão a valorização da carreira dos trabalhadores da educação, a formação continuada, a inclusão educacional, a redução das desigualdades, a educação integral e o fortalecimento das polÃticas públicas voltadas ao desenvolvimento da educação básica e superior.
Para SIMTED Aquidauana, a participação dos trabalhadores da educação nesses espaços é fundamental para garantir que as polÃticas públicas atendam à s necessidades da categoria e da comunidade escolar.
"A Conferência Estadual de Educação é um momento estratégico para que possamos contribuir com propostas que fortaleçam a educação pública e valorizem os profissionais que diariamente constroem o futuro do nosso Estado. É através da participação coletiva que garantimos avanços, defendemos direitos e ajudamos a construir uma educação cada vez mais democrática, inclusiva e de qualidade para todos", destacou o presidente Jeferson de Pádua Melo.
Confira Programação Oficial
Com SIMTED Aquidauana
